Samu Telefone

Samu Telefone (Contato / Ouvidoria)

É um clichê, mas saúde é coisa séria. Por isso, é bom ter consciência de ferramentas públicas de cuidados de saúde. Falaremos de uma delas no presente texto, que foi elaborado para fornecer do SAMU telefone, além de algumas informações básicas sobre esse importante serviço público brasileiro.

Do que se trata este serviço e como surgiu no Brasil: SAMU quer dizer Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (também conhecido como SAMU 192). É uma adaptação do Service d’Aide Médicale d’Urgence francês, que também usa a sigla SAMU e é considerado o melhor programa de seu tipo no mundo.

A pessoa recebe o atendimento onde quer que se tenha se dado a emergência ou urgência (sua casa ou uma via pública, por exemplo) e é então, se necessário, encaminhada para a unidade de atendimento mais apropriada a seu caso. Dessa maneira, o atendimento médico das urgências é agilizado (o que pode significar a diferença entre a vida e a morte para a pessoa ferida ou doente) e os recursos de saúde são distribuídos de maneira mais eficiente, de acordo com as necessidades da população que surgem.

A sistematização desse serviço de saúde foi instituída por um decreto presidencial, o Decreto Nº 5.055, de 27 de abril de 2004. Antes desse decreto, já havia experiências como a do SAMU de Campinas, o serviço pioneiro do gênero em nosso país, que iniciou suas atividades no meio da década de 90 e foi implantado sob a orientação do médico José Roberto Hansen.

O custeio dos serviços do SAMU é dividido entre os três níveis do poder público, o nível federal, o nível estadual e o nível municipal. Infelizmente, nem todos os municípios brasileiros, especialmente no caso dos de menores população e bases tributárias, possuem os recursos financeiros necessários para custear sua participação nos gastos desse serviço. Este fato tem sido um entrave à expansão e à interiorização deste útil programa.

Entre os tipos de veículos que o serviço que estamos discutindo possui para realizar atendimentos de urgência e emergência, podemos citar a USA – Unidade de Suporte Avançado (UTIs móveis), a qual é empregada nos casos mais graves, o VT (veículo de transporte), que é empregado em casos mais simples, helicópteros, USB (Unidade de Suporte Básico) e ambulancha (veículos de socorro aquático).

Outros contatos:  Sac Salvador Shopping (0800, Agendamento, Telefone)

Em 2013, segundo dados oficiais, a atuação desse serviço de saúde abrangia uma área habitada por mais de 130 milhões de habitantes. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, o serviço já está disponível para quase 150 milhões de pessoas, o que corresponde a três quartos (75%) da população nacional. O serviço de que trata este texto é inegavelmente, parte importante do Plano Nacional de Atenção às Urgências.

Samu Telefone, Contato e número da ouvidoria

O número de contato para solicitação de atendimento pelo serviço de que estamos falando, nas cidades em que ele está disponível, é o 192. A Anatel reserva este número às Centrais de Regulação das Urgências deste serviço de saúde, e a ligação para este telefone é gratuita.

As chamadas, que são gravadas, são atendidas por telefonistas, que anotam as informações sobre o local em que está acontecendo a urgência ou emergência em questão, e transferidas para médicos, que fornecem informações de primeiros socorros e selecionam o tipo de veículo a ser usado no atendimento do paciente.

O Ministério da Saúde atende os cidadãos (inclusive no que se refere a dúvidas e queixas) pelo número de telefone (61) 3315-2712 de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas da manhã até as 6 horas da noite (18 horas).

A Ouvidoria do Ministério da Saúde tende pelo número 136.

Denúncias, sugestões, reclamações e pedidos de informações podem ser enviados à Ouvidoria do SUS através do formulário de contato que pode ser encontrado nesse endereço.

Esperamos que a informação tenha sido útil. Lembramos que solicitações de atendimento desse serviço, dúvidas e queixas sobre esse serviço público devem ser dirigidos aos canais oficiais, que mencionamos aqui, pois esses canais oficias e que podem fornecer as respostas adequadas e tomar as medidas cabíveis para tentar resolver os problemas ou corrigir as imperfeições do programa.

Fornecemos o telefone SAMU para várias formas de contato, para solicitação de atendimento (o número 192) e telefones do Ministério da Saúde através dos quais podem ser formuladas dúvidas e comunicadas queixas.


1 Star2 Star3 Star4 Star5 Star (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.