Saiba o que fazer quando o celular cai na água

Saber o que fazer quando o celular cai na água pode ser muito útil para não acabar de vez com o equipamento. Acreditamos que este é um assunto que interessa a muitas pessoas. Afinal, os celulares estão cada vez mais presentes em nossas vidas e são usados para cada vez mais coisas.

Por um lado, é evidente que a disseminação de aparelhos de telefonia portáteis foi bem conveniente. Lembra-se dos tempos em que você não podia sair de casa se estivesse esperando uma chamada importante? Ou de quando estava na rua e precisava falar com uma pessoa e não havia orelhão por perto?

Além disso, os celulares têm aparecido com cada vez mais numerosos e mais eficientes recursos que vão muito além de só fazer e receber chamadas. Eles podem funcionar como câmeras fotográficas, gravadores, filmadoras, joguinhos, podem fornecer acesso à internet, permitir editar textos, etc.

Ok, mas a própria portabilidade dos telefones celulares, tão conveniente, aumenta o risco de que eles caiam na água, o que pode causar danos a esses aparelhos por causa do fenômeno da oxidação. Mesmo aparelhos ditos à prova d’água podem apresentar problemas se forem submergidos na água, já que, de modo geral, eles sao projetados apenas para resistir a encontros superficiais com o líquido.

Saiba o que fazer quando o celular cai na água

E, então, e se seu celular cair na água? Bom, é questão de sorte, mas há alguns procedimentos que aumentam muito as chances de seu dispositivo sobreviver ao acidente.

Independentemente do que for fazer depois, há um primeiro passo que sugerimos que dê. Em vez de tentar ligar o aparelho, faça rapidamente o seguinte: pegue o telefone e desmonte-o tanto quanto possível: tire os chips, o cartão microSD e, acima de tudo a bateria, se seu celular for do tipo que permite fazer isso. A bateria, se permanecer dentro do dispositivo, pode causar danos adicionais ao celular.

Cada um dos componentes deve ser secado com uma toalha ou pano. Enquanto faz isso, dê batidinhas neles, para que a água possa escorrer deles. Feito isso, leve logo o aparelho para a assistência técnica.

Veja também:  Como saber meu número de celular (Várias Operadoras)

Números úteis;

Você pode secar o celular no arroz

Se não der para levar o dispositivo para a assistência técnica logo, você pode tentar outra coisa: colocar o telefone dentro de um ponte cheio de arroz cru e deixar o dispositivo completamente coberto pelos grãos por pelo menos um dia. O arroz atua absorvendo o excesso de umidade do aparelho, o que pode ajudar a impedir que aconteçam danos causados pela oxidação de componentes.

Sílica-gel pode ser útil para secar o celular

Outro produto que pode ser usado para absorver a umidade do celular é sílica-gel, que é também conhecido pelo nome gel de sílica. Mas, para cobrir o aparelho é preciso uma quantidade considerável do produto, e arroz é algo mais fácil de estar à mão da maior parte das pessoas.

Enfim, o uso da sílica gel ou do arroz pode ajudar, mas não há garantia de que não vá ficar ficar um pouco de água que possa causar oxidação.

Sabia como secar celular que caiu na água com eecador de cabelo e aspirador

Na Internet, não é raro ver sugerido que se lance mão de aparelhos como aspirador de pó, para sugar resíduos, e secador, para fazer com que a umidade evapore. Embora até possa dar certo, os especialistas não recomendam essas táticas porque o aspirador pode acabar sugando peças ou danificando-as e o secador pode danificar ou descolar componentes do aparrlho devido ao calor. Todo cuidado será pouco se for usar esses aparelhos para secar seu dispositivo.

E deixar o aparelho ao sol para secar, é uma boa ideia?

Deixar o aparelho no sol para secar não é considerado um jeito muito eficiente de se livrar da umidade e pode até causar danos devido ao calor. Se for optar por essa tática, por não poder fazer nenhuma das outras coisas que recomendamos, deixe o aparelho em um espaço que seja arejado e onde não bata muito sol.

Veja também:  Como ligar restrito do seu celular ou telefone fixo

Produtos de secagem como AF Tech-Rescue

Há também produtos como o AF Tech-Rescue. Este é uma embalagem de plástico com um tipo de lacre e um produto que promove a secagem de aparelhos (tablets, câmeras, etc.) que se molharam.

Primeiro, desmonta-se o aparelho e, com um pano, secam-se cuidadosamente os componentes do aparelho (do jeito que explicamos acima), eliminando a “água visível”. Depois, coloca-se o aparelho dentro da embalagem e sela-se a embalagem com o lacre zip. O aparelho deve ficar lá dentro por entre 48 e 84 horas, o que deve retirar a umidade do objeto. Repare que se a água tiver queimado ou danificado algum componente do dispositivo, mesmo tendo sucesso em efetuar a secagem, a embalagem não conseguirá salvar o aparelho, que precisará ter a peça danificada substituída ou terá que ser trocado, conforme o caso.

Caso o objeto tenha caído em um líquido que não seja água limpa e pura (por exemplo, se tiver caído em um sanitário, no mar ou em uma piscina), os componentes devem e o celular devem ser lavados com água limpa antes de ser aplicado o pano para secar e antes de ser o aparelho colocado no invólucro de plástico.

Conclusão da matéria

Neste texto, nós apresentamos algumas medidas que podem ajudar você se seu celular algum dia cair na água. Lembramos que o mais indicado é, logo depois de ter secado os componentes do celular, levá-lo a um prestador de serviços de assistência técnica, mas apontamos alguns outros procedimentos que aumentam as chances de que seu aparelho sobreviva ao encontro com a água.

Esperamos que este nosso artigo sobre o que fazer quando o celular cai na água tenha sido uma leitura interessante e que as informações aqui apresentadas sejam úteis para você. Tentamos apresentá-las neste artigo da forma mais clara e mais bem-organizada possível para facilitar a absorção delas. Esperamos que tenha gostado.

Outras matérias;


1 Star2 Star3 Star4 Star5 Star (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.