6 dicas para a bateria do seu smartphone durar mais

6 dicas para a bateria do seu smartphone durar mais

Você acabou de comprar aquele maravilhoso smartphone da moda e está ansioso para usá-lo como e quando quiser, entretanto, tem a difícil tarefa de equilibrar a economia e vida útil da bateria e a utilidade do seu aparelho.

Dependendo da maneira como você usa o telefone os seus ciclos de carga poderão ser maiores ou menores e isso será crucial para a vida útil da bateria. Um ciclo é uma descarga e carga completa de 0% a 100%.

Os fabricantes de baterias dizem que após 400 ciclos a capacidade de armazenamento da bateria diminui 20%, ou seja, só consegue armazenar 80% da energia.

No entanto, alguns sites online afirmam que a bateria de alguns smartphones se degradam com apenas 100 ciclos de carga, o que significa que após isso só será capaz de armazenar 80% da energia e não pára de se degradar desde então.

Conclusão, quanto mais você gastar bateria, mais terá que recarregar e mais ciclos fará, sem falar que dependendo da maneira como você carrega o seu telefone também influenciará na vida útil da bateria, inclusive a temperatura a que o telefone é exposto.

A solução para isso será desacelerar esses ciclos de carga diminuindo o gasto diário da bateria bem como carregando corretamente o aparelho. Veja as dicas abaixo e saiba como preservar a bateria do seu smartphone tirando o melhor proveito dele!

1) Use sempre o carregador original

Os carregadores e o próprio telefone têm um tipo de controle que limita a quantidade de carga fornecida para a bateria e quando o carregamento chega nos 100% ele interrompe o fornecimento de energia para a bateria.

No entanto, alguns fabricantes não são assim tão rigorosos quando se trata de preservar a vida útil das baterias e o excesso de carga pode reduzir o tempo de vida da mesma, sendo assim, esteja atento e evite ao máximo carregar o seu smartphone com um carregador que não seja original.

2) Não deixe o celular carregando a noite toda

Como eu disse anteriormente, os smartphones mais modernos têm um dispositivo que controla o carregamento da bateria, ligando e desligando sempre que necessário para evitar a sobrecarga.

Portanto, deixar o telefone ligado à corrente por longas horas, causa desgaste a esse mecanismo, pois mesmo que o telefone não esteja sendo usado a bateria descarrega e quando isso acontece o dispositivo entra em ação ligando ou desligando o fornecimento de energia, consequentemente isso também causa um desgaste da bateria do seu smartphone.

O ideal seria desligar o telefone quando for para a cama, é saudável para a sua “bateria” e também para a do seu smartphone.

3) Evite usar o telefone enquanto ele carrega

O excesso de calor produzido pela tela e outros dispositivos aumentam a temperatura da bateria, retardando o carregamento, colocando a bateria sob pressão e reduzindo o tempo de vida da mesma.

O tempo de carregamento da bateria de um smartphone é mais rápido e saudável entre os 15 e 35 graus de temperatura.

4) Mantenha Wi-Fi e Bluetooth desligados

Para além da tela, um dos maiores drenos da bateria de um smartphone é o Wi-Fi e outros sinais. Se você estiver na rua com os sinais de rádio, localização e Wi-Fi ligados seu telefone automaticamente tentará encontrar uma rede ou sinal onde se ligar. O mesmo acontece com o Bluetooth.

Essa procura constante gasta uma quantidade significativa de energia. Considerando que toda bateria tem um ciclo de vida, quanto mais carga você gasta ao longo do dia, mais vezes terá de carregar e quanto mais carregar mais rápido a bateria se deteriora.

5) Não leve a bateria ao extremo

As baterias sofrem mais pressão quando estão com carga total (100%) ou completamente vazias (0%).

O ideal para uma bateria é manter-se nos 50% de carga, esse equilíbrio coloca pouca tensão sobre ela e aumenta a sua capacidade de suportar mais ciclos de carga antes de começar a se degradar.

Por isso, não deixe que a carga desça abaixo dos 20% para começar a carregar e nem deixe que ele carregue até os 100%. Desligue da corrente quando a bateria estiver entre os 80% e 90% de carga, assim é melhor para a sua durabilidade.

6) Evite o carregamento rápido

O carregamento rápido estressa a bateria, ou seja, a coloca sobre pressão, por isso evite ao máximo essa prática. Segundo os fabricantes de baterias, quanto menos pressão, melhor para a bateria, na hora do carregamento.

Como fazer a bateria durar mais durante o dia

Já ficou claro que quanto mais você gastar bateria durante o dia, mais vezes terá de carregar o seu smartphone e mais rápido a bateria perde a sua capacidade de armazenar energia, por isso, evitar o gasto diário de energia é muito importante para a manutenção da mesma.

Veja essas dicas do que você pode fazer ao longo do dia para diminuir o gasto de energia e utilizar o seu smartphone de maneira inteligente e eficiente.

1- Reduza o brilho da tela – é dos componentes que mais gasta bateria.

2- Reduza o tempo de bloqueio de tela – se você deixar a tela ligada e sem uso, ela gastará mais energia, por isso reduza ao máximo esse tempo de bloqueio automático e poupe.

3- Escolha um tema escuro tanto para a proteção como para o fundo da tela – as cores escuras usam menos energia do que as cores brilhantes como o branco, por exemplo.

4- Restrinja o Facebook – o Facebook é um grande consumidor de recursos, por isso o melhor é não usá-lo, mas se você precisa pode restringir suas permissões – desligue a reprodução automática de vídeos, o acesso à sua localização e notificações, por exemplo.

5- Ative modos de economia e baixo consumos de energia do seu celular – o desempenho será inferior, porém a bateria será poupada – faça isso sempre que for possível e economize energia.

6- Mais uma vez (é importante), gerencie sinais de rádio, GPS e Wi-Fi – os smartphones estão sempre a procura de sinais de celular e Wi-Fi (como já foi dito), por isso caso não esteja usando, desligue dispositivos como o Bluetooth, Wi-Fi, GPS, localizador, etc., pois seu telefone gasta muita energia tentando se conectar a algum sinal – se essa rede estiver longe ele vai gastar ainda mais energia, aumentando o seu próprio sinal para conseguir se ligar a alguma rede.

Restringir outras aplicações como o email, por exemplo, evita que o seu telefone esteja sempre procurando atualizações e enviando notificações de novos emails ou notificações de outros dispositivos como Instagram, WhatsApp, etc. Você pode configurar essas aplicações para atualizarem apenas quando estiverem em uso.

Detalhes importantes

Manter o celular entre os 20% e 80% é o ideal para evitar o sobreaquecimento da bateria, por isso, pequenos ciclos de carga são mais saudáveis. Carregar o telefone várias vezes ao dia em pequenos ciclos ajuda a maximizar a expectativa de vida da bateria.

Se você pretende ficar um tempo sem usar o telefone e vai mantê-lo desligado, o ideal é carregar a bateria até os 50%, assim diminui a pressão sobre a mesma.

Você sabia que mesmo estando desligada, a bateria continua a gastar energia? As novas baterias são feitas para trabalhar e nunca deixam de perder carga, mesmo desligadas. Por isso é importante a manutenção adequada em todos os momentos, se você quiser ter o telefone funcionando bem por mais tempo.

A temperatura também é muito importante e armazenar o telefone a cerca de 15 graus é a melhor opção. Quando for usar o telefone novamente, carregue até aos 80% a 90% e de preferência desligado.

Há muitas maneiras de poupar a bateria do seu smartphone durante o dia, mesmo que você seja aquela pessoa super antenada e vive usando aplicativos, chamadas e reproduções de vídeos, jogos, etc.

Procure entender como funciona o seu telefone e coloque ele para trabalhar a seu favor e não contra você.

As antigas baterias precisavam de cargas totais e de muitas horas, porém as baterias de íons de lítio diferem e querem justamente o contrário, ou seja, você tem de tentar manter um equilíbrio entre não deixar que a bateria se esgote completamente e nem deixá-la carregando a noite toda.

Por um lado isso facilita a vida de muita gente e como é normal, não deve ser assim tão eficiente para outros que não têm tempo de carregar o telefone adequadamente, mas nada como um power bank na bolsa para resolver os seus problemas.

Trocando em miúdos, os smartphones usam uma tecnologia muito moderna, cada vez mais, e isso implica o uso de componentes super sensíveis e preciosos, porém, requer uma manutenção, atenção e cuidados especiais com os detalhes.

Instale apenas aquilo a que você dará uso e assim evita o gasto desnecessário de energia. Tenha cuidado com o carregador e com o power bank que usa.

Não deixe seu telefone em qualquer lugar, o frio e calor extremos danificam não só a bateria, bem como outros minúsculos componentes que são tão importantes para o bom funcionamento do telefone.

Bem, penso que depois destas dicas não restam dúvidas de como e o que você deve fazer para melhorar a vida útil da bateria do seu telefone e também para tirar o melhor proveito dele.


Entre aqui e veja outras matérias.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.